Famosos
22/11/2022 12H31
Mais um ícone da MPB, dá adeus
Nesta terça-feira (22), o Brasil perde mais uma das grandes vozes da música nacional. Erasmo Carlos morreu aos 81 anos após período internado em hospital na zona oeste do Rio de Janeiro.
O artista havia tido alta no início do mês após duas semanas internado no Hospital Barra D'Or, no Rio, para tratar quadro de síndrome edemigênica - quando há desequilíbrio das forças bioquímicas que mantêm os líquidos dentro dos vasos sanguíneos. A síndrome pode se desenvolver a partir de doenças cardíacas, renais ou dos próprios vasos.
Ele voltou a ser internado recentemente. Segundo a Quem, o artista estava no hospital há mais de uma semana e foi entubado na noite de segunda-feira (21). No entanto, a causa da morte de Erasmo não foi divulgada.
Ele chegou a comemorar a alta no dia 2 deste mês em post nas redes. "Ressuscitei no Dia de Finados e tive alta do hospital! Obrigado a Deus, a todos que cuidaram de mim, rezaram por mim e se torceram pela minha recuperação… Essa foto com a Fernanda traduz como estamos felizes", escreveu, se referindo à mulher, Fernanda Passos, com quem se casou em 2019.
Além de Fernanda, ele também deixa dois filhos, Gil e Leonardo, que nasceram de seu relacionamento com Sandra Sayonara Saião Lobato Esteves, conhecida como Narinha, que morreu em 1995. Ele também perdeu um filho em 2014, Alexandre, que sofreu morte cerebral por um acidente de moto. Erasmo era filho de mãe solo, conhecendo o pai apenas aos 23 anos de idade. No entanto, não desenvolveu uma relação próxima com ele.
MÚSICA E CARREIRA
Erasmo Carlos ganhou o apelido de Tremendão nos anos 60, época da Jovem Guarda no Brasil, movimento do qual o artista foi um dos protagonistas ao lado de nomes como Roberto Carlos, Wanderléa, Ronnie Von e outros.
Na última semana, o artista foi homenageado na cerimônia anual do Grammy Latino, que aconteceu no dia 17, ao levar o prêmio de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa pelo projeto O Futuro Pertence À... Jovem Guarda, álbum lançado por Erasmo em fevereiro deste ano.
A ligação de Erasmo com a música nasceu cedo. Na adolescência, aprendeu violão com o amigo Sebastião, que mais tarde ficou nacionalmente conhecido como Tim Maia. Eles fundaram juntos a banda The Sputniks, que também contava com Roberto Carlos, que se tornaria seu grande parceiro posteriormente e companheiro de Jovem Guarda.
Por Ramalheiro Junior/Central de Jornalismo A Digital Sistema de Comunicação