TV e Cinema
27/03/2023 10H57
Juca Chaves (1938-2023) em entrevista ao The Noite; músico e humorista faleceu neste sábado (25)
Juca Chaves morreu aos 84 anos neste sábado (25). O cantor, compositor, músico e humorista, cujo nome verdadeiro é Jurandyr Chaves, estava internado no Hospital São Rafael, em Salvador, por problemas respiratórios. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Apelidado por Vinícius de Moraes (1913-1980) como o Menestrel Maldito, Juca Chaves se interessou pela música logo cedo, com composições que datam sua infância. Formado em música erudita, ele se destacou nos anos 1960 frequentando programas de TV e fazendo shows por todo o país.
Suas músicas sempre misturaram humor e crítica social, e ele acabou ficando conhecido por sua forte posição política durante a Ditadura Militar (1964-1985). Juca Chaves foi preso e torturado pela polícia política, se isolou em Portugal e na França, onde permaneceu por dez anos.
De volta ao Brasil na década de 1980, ele retomou sua carreira artística e se engajou de maneira forte em causas sociais, como a luta pela reforma agrária e a defesa do direito dos trabalhadores. Dentre suas canções mais conhecidas, destacam-se Caixinha, Obrigado, A Cúmplice, Por Quem Sonha Ana Maria e Presidente Bossa Nova.
Ele também teve participação direta na política brasileira. Juca foi candidato a senador na Bahia pelo PSDC em 2006 e ficou em quarto lugar. Suas propagandas em formato de poesias eram sua principal artimanha para se distinguir dos demais candidatos.
Casado com Yara Chaves desde 1975, o artista deixa a esposa e suas duas filhas adotadas, Maria Moreno e Maria Clara.
Por Ramalheiro Júnior
Central de Jornalismo A Digital Sistema de Comunicação