O Programa permite a abertura de processos e tramitação de documentos junto aos órgãos municipais em meio eletrônico

Desde que foi criado pela Prefeitura Municipal, em abril de 2021, o Programa Prefeitura Sem Papel tem promovido grande economia ao município, além de poupar recursos naturais e agilidade nos trabalhos junto à administração municipal. Até esta quinta-feira, 19 de outubro, foram economizados R$ 12,3 milhões com papel, impressão, transporte e armazenagem.

 

O Programa Prefeitura Sem Papel permite a abertura de processos e tramitação de documentos junto aos órgãos municipais em meio eletrônico, oferecendo rapidez, comodidade e segurança aos munícipes para a abertura e acompanhamento de processos junto à administração municipal.

 

Atualmente, todos os novos processos abertos junto à Prefeitura tramitam em meio eletrônico. Com o Programa, 411 mil processos já foram tramitados por meio digital, assim como 12,23 milhões de páginas de papel que não foram utilizadas, o que significa que o município poupou, até o momento, 57 mil quilos de papel e 5 mil toners de impressora foram economizados.  

 

 A tramitação desses processos em meio digital também impacta positivamente no meio ambiente com 122 mil litros de água que deixaram de ser utilizados e mil árvores não foram cortadas para a produção do papel.   

 

“Ribeirão Preto segue mais organizada, mais inteligente, mais eficiente e acessível e um exemplo disso é o Prefeitura Sem Papel. Eu mesmo consulto processos, leio portarias, assino digitalmente portarias sem pegar na caneta ou transportar papel. Também posso fazer despachos que, no mesmo dia, são publicados no Diário Oficial”, explica o prefeito Duarte Nogueira.

 

Para acessar o recurso eletrônico, basta entrar página inicial do site de Ribeirão Preto, no menu lateral esquerdo, a opção Prefeitura Sem Papel é a terceira da lista. Basta clicar nela para a abertura da página principal do programa, onde é possível consultar processos em andamento ou mesmo cadastrar o usuário, abrir novos processos, conferir documentos e pendências e efetuar busca das opções oferecidas. 

 

Entre as opções mais procuradas estão a atualização de cadastro de IPTU, certidão negativa de débitos, alvarás diversos, defesa ou recursos de autos de infração, cancelamento de notas fiscais, licença sanitária e encerramento de firmas, mas há mais de 150 serviços disponíveis em meio eletrônico.

Informações: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/noticia/prefeitura-sem-papel-economiza-mais-de-r-12-milhoes-aos-cofres-publicos

Por Regina Maria Bath/Central de Jornalismo A Digital Sistema de Comunicação