A artista estava internada e não resistiu a uma pneumonia
A atriz Lolita Rodrigues morreu, na madrugada deste domingo (5/11), em João Pessoa. A artista, de 94 anos, estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves e não resistiu a uma pneumonia. A morte foi confirmada pela filha, Sílvia Rodrigues Leite.
Natural de Santos, em São Paulo, Lolita é patrimônio cultural da tevê brasileira: ela esteve presente na inauguração da TV Tupi, começo do sistema televisivo no Brasil, em setembro de 1950. Na ocasião, interpretou o Hino da Televisão Brasileira.
Seis anos depois, em 1956, se tornou apresentadora de um dos programas mais longos da TV, o Almoço com as estrelas. Em 1963, Lolita fez história outra vez e foi parte do primeiro elenco de uma novela diária da história da tevê, a 2-5499 Ocupado. Na produção, ela contracenava com Glória Menezes e Tarcísio Meira.
Além da Tupi, Lolita trabalhou nas tevês Excelsior, Manchete, Record, Globo e SBT. Foram mais de 30 novelas e diversos programas de televisão que contaram com a atuação e as expressões fortes de Lolita, além da facilidade em fazer humor. Ela era amiga de Nair Belo e Hebe Camargo — as três eram consideradas um trio inseparável dentro e fora das telinhas.
Em 2010, decidiu parar de atuar. Cinco anos depois se mudou para João Pessoa para morar com a filha. Antes do fim da carreira, atuou em Zorra Total e nas
novelas Pé na Jaca e Viver a Vida.A atriz deixa um legado de carinho entre os telespectadores brasileiros, que foram impactados com atuações emocionantes, tiveram sorrisos arrancados pelas cenas de Lolita e os corações cativados.
Por Talita de Souza CB/Central de Jornalismo A Digital Sistema de Comunicação