De alerta para "grande perigo" a temporais, veja como fica o clima durante e após o pico da quarta onda de calor de 2023
Prepare o ventilador e o protetor solar porque o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estima que a onda de calor atingirá seu pico hoje. Segundo a previsão do instituto, cidades como Brasília (DF), Goiânia (GO), São Paulo (SP) e Vitória (ES) podem chegar a máximas entre 36°C a 42°C.
Para quem tem pressa:
- O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estima que a onda de calor atingirá seu pico nesta quinta-feira (16), com máximas entre 36°C a 42°C em cidades como Brasília, Goiânia, São Paulo e Vitória;
- 15 estados e o Distrito Federal estão em estado de alerta de “grande perigo” devido às altas temperaturas, atribuídas à quarta onda de calor em 2023, intensificada pelo El Niño e pelas mudanças climáticas;
- Mesmo cidades com climas mais amenos, como Curitiba, sentirão o calor, enquanto Campo Grande pode registrar o recorde de maior temperatura do ano, chegando a 39°C, e Vitória prevista para 37°C;
- No entanto, a chegada de uma frente fria trará temporais, especialmente no Sudeste e na região do Paraná, quebrando a sequência de dias quentes. São esperados mais de 100 mm diários de chuva, ventos acima de 90 km/h e queda de granizo.
Ao todo, 15 estados e o Distrito Federal estão em estado de alerta de “grande perigo” por conta das altas temperaturas, um aviso que vale até esta sexta-feira (17). Essa é a quarta onda de calor só em 2023. Dessa vez, a onda está mais pesada por conta do El Niño intenso, além das consequências das mudanças climáticas.
Até Curitiba (PR), que costuma ser mais fresquinha, vai sentir o calor, com máxima prevista de 32°C. Já Campo Grande (MS) pode cravar o recorde de maior calor do ano com 39°C, e Vitória não fica muito atrás, com previsão de 37°C até sexta.
Por outro lado, existe o alerta para temporais tanto para sexta quanto para sábado (18), principalmente no Sudeste e na região do Paraná, no Sul. A frente fria vai quebrar essa sequência de dias quentes, trazendo nuvens e tempestades.
A massa de ar seco e quente vai contribuir para belos temporais no Sul do Brasil. Um aguaceiro deve cair entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná. Espera-se mais de 100 milímetros diários de chuva, ventanias acima de 90 km/h e até queda de granizo.
As recomendações são: se hidratar, aproveitar o ar condicionado (se possível) e ficar de olho no céu. A onda de calor está chegando com tudo, mas a chuva vem logo depois para dar um alívio.
Por Pedro Borges - Redator OD/Central de Jornalismo A Digital Sistema de Comunicação